O que pode ser urina com sangue (e o que fazer)

A urina com sangue pode ser denominada hematúria ou hemoglobinúria de acordo com a quantidade de hemácias e hemoglobina encontradas na urina durante a avaliação microscópica.
Na maioria das vezes a urina com sangue isolada não causa sintomas,no entanto é possível que surjam alguns sintomas de acordo com a causa,como ardência ao urinar,urina rosada e presença de fios de sangue na urina,por exemplo.
A presença de sangue na urina está normalmente relacionada com problemas nos rins ou no trato urinário,no entanto também pode acontecer devido à prática excessiva de atividade física, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas.
Já no caso específico das mulheres,a urina com sangue também pode surgir durante a menstruação,não devendo ser motivo de alarme.

As principais causas de sangue na urina são:

1. Menstruação

É comum que seja verificado sangue na urina das mulheres durante o período menstrual, principalmente nos primeiros dias do ciclo.
Ao longo do ciclo é comum que a urine volte à coloração normal,no entanto no exame de urina é ainda possível identificar a presença de hemácias e/ou hemoglobina na urina e,por isso,a realização do exame durante esse período não é recomendada,já que pode interferir no resultado.

O que fazer:O sangue na urina durante o período menstrual é normal e,por isso,não necessita de tratamento.
No entanto caso a presença de sangue seja verificada por vários dias,não apenas nos primeiros dias do ciclo,ou caso seja verificado sangue mesmo fora do período menstrual,é importante que o ginecologista seja consultado para que seja investigada a causa e iniciado o tratamento mais adequado.

2. Infecção urinária

A infecção urinária é mais comum em mulheres e normalmente leva ao aparecimento de alguns sintomas,como vontade frequente para urinar,dor ao urinar e sensação de peso no fundo da barriga.
A presença de sangue na urina nesse caso é mais comum que acontecer quando a infecção já encontra-se em estágio mais avançado e quando há grande quantidade de microrganismos.
Assim,no exame de urina é comum de serem observadas numerosas bactérias,leucócitos e células epiteliais,além de hemácias. 

O que fazer:É importante consultar um ginecologista ou urologista,pois a infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo médico de acordo com o microrganismo identificado.

3. Pedra nos rins

A presença de pedra nos rins,também conhecida como cálculo renal,é mais comum em adultos,mas pode surgir em qualquer idade,causando queimação ao urinar,dor intensa no fundo das costas e enjoos.
No exame de urina,além de poder ser observada a presença de hemácias,são frequentemente encontrados cilindros e cristais de acordo com o tipo de pedra presente no rins.

O que fazer:A pedra nos rins é uma emergência médica devido às dores fortes que causa e,por isso,é recomendado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível para que se possa estabelecer o tratamento mais adequado.
Em alguns casos pode ser indicado o uso de alguns medicamentos que favorecem a eliminação das pedras pela urina,mas quando mesmo com o uso do medicamento não acontece eliminação ou quando a pedra é muito grande,é recomendada a realização de cirurgia para promover sua destruição e remoção.

4. Ingestão de alguns remédios

O uso de alguns medicamentos anticoagulantes,como Varfarina ou Aspirina,podem provocar o aparecimento de sangue na urina,especialmente em pacientes idosos.

O que fazer:Nesses casos,é recomendado que o médico que indicou o uso do medicamento seja consultado para que seja feito ajuste da dose ou alteração do tratamento.

5. Câncer renal,na bexiga ou na próstata

A presença de sangue muitas vezes pode ser indicativo de câncer nos rins,na bexiga e na próstata e,por isso,é um dos principais sintomas indicativos de câncer no homem.
Além da alteração na urina,é possível também que surjam outros sinais e sintomas,como incontinência urinária,dor ao urinar e perda de peso sem causa aparente,por exemplo.

O que fazer:É recomendado consultar um ginecologista,no caso da mulher,ou um urologista, no caso do homem,se surgirem estes sintomas ou o sangue surgir sem razão  aparente,pois assim quanto mais rápido for feito o diagnóstico ,mais cedo é iniciado o tratamento e maiores são as chances de cura.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um ginecologista,no caso da mulher,ou um urologista,no caso do homem,quando a urina com sangue é persistente,durante mais de 48 horas,existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária,ou quando surgem outro sintomas como febre acima de 38ºC,dor intensa ao urinar ou vômitos.
Para identificar a causa de urina com sangue,o médico pode pedir exames de diagnóstico,como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia.

Comentários

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!
FRETE GRÁTIS!