AVC hemorrágico: o que é, sintomas, causas e tratamento

O AVC hemorrágico ocorre quando existe ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro,causando uma hemorragia no local que leva ao acúmulo de sangue e,consequentemente,ao aumento da pressão na região,impedindo que o sangue consiga circular para essa parte do cérebro.
A diminuição da quantidade de sangue leva também à redução do fornecimento de oxigênio,o que acaba resultando na morte de células cerebrais,podendo conduzir a sequelas permanentes ,como paralisia,dificuldade para falar ou alteração do pensamento,dependendo da região do cérebro afetada.
Perante uma suspeita de AVC,com sintomas como perda de força de um dos lados do corpo,dificuldade para falar ou dor de cabeça muito forte,é importante pedir socorro médico o  mais rápido possível,de forma a inciar o tratamento e evitar o surgimento de sequelas.
Normalmente,quanto mais tempo a pessoa ficar com o AVC hemorrágico sem tratamento,maior o risco de sequelas.

Principais sintomas

Alguns dos sintomas que podem ajudar a identificar um AVC hemorrágico são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dificuldade para falar ou engolir;
  • Confusão e desorientação;
  • Fraqueza ou formigamento na face,braço ou perna de apenas um lado do corpo;
  • Perda de consciência;
  • Tonturas ou perda do equilíbrio;
  • Convulsões.

Na presença destes sintomas,deve-se chamar imediatamente o socorro médico. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de um AVC hemorrágico é feito através da avaliação dos sintomas e da execução de uma tomografia computadorizada,que permite visualizar a hemorragia cerebral.
Além disso,este meio de diagnóstico é útil para detectar malformações arteriovenosas,aneurismas e tumores,que são fatores de risco para a ocorrência de AVC. 

Possíveis causas 

As causas mais comuns do AVC hemorrágico são:

  • Pressão arterial muito alta e não tratada,que pode levar à ruptura de um vaso cerebral;
  • Aneurisma cerebral;
  • Mal-formações de vasos sanguíneos do cérebro;
  • Uso incorreto de anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários.

Além disso,embora seja mais raro,o AVC hemorrágico  também pode ser causado por doenças que dificultam a coagulação do sangue,como hemofilia e trombocitemia, inflamações dos pequenos vasos cerebrais,doenças  degenerativas do cérebro,como Alzheimer,uso de drogas ilícitas,como cocaína e anfetamina,e tumor cerebral.

Diferenças entre AVC isquêmico e AVC hemorrágico

Enquanto o AVC hemorrágico é causado pelo rompimento de um vaso no cérebro,diminuindo a quantidade de sangue que é levado para as células cerebrais,o AVC isquêmico surge quando um coágulo entope um vaso,interrompendo a circulação de sangue a partir daquele ponto.
Embora ocorram de forma diferente,ambos os tipos de AVC causam sintomas semelhantes. 

Como é feito o tratamento

O tratamento deve ser feito o mais brevemente possível,de forma a evitar sequelas permanentes,que consiste inicialmente no controle da hemorragia e alívio da pressão no cérebro,e ainda administração de remédios para controle da pressão arterial.
Caso a hemorragia seja controlada com as medidas iniciais de socorro,a pessoa apenas precisa de ser vigiada e,mais tarde, fazer sessões de fisioterapia.
Porém,se a hemorragia estiver descontrolada,pode ser necessário recorrer a cirurgia,para reparar o vaso sanguíneo e estancar a hemorragia

Como prevenir

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a ocorrência de AVC,como controlar a pressão sanguínea,de forma a evitar picos,evitar o consumo de álcool,cigarro e drogas,e fazer o uso racional de medicamentos,especialmente os anticoagulantes que,se tomados incorretamente,podem aumentar o risco de desenvolver um AVC.

Comentários

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!
FRETE GRÁTIS!