Seu nome é derivado do grego e do anglo-saxão,e seu primeiro uso para fins medicinais foi no tratamento de problemas oculares.
Eupatoria,nome da espécie da planta,refere-se a um antigo rei persa chamado Mithrades Eupator,que era herborista.
A planta atinge até 1 metro de altura e tem filhas em tons de verde escuro longas e penduladas,divididas em pares. Diminuem ao longo dos caules e,no topo,chegam a apenas 7 centímetros de comprimento.
Forma espigas de flores amarelas e seus frutos nascem aderentes ao caule,cobertos de pelos eriçados que grudam à roupa do mesmo jeito que o picão.
Nativa da Europa,Ásia temperada e América do Norte,as partes utilizadas da planta são as folhas e as sumidades floridas.
Pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Benefícios e propriedades
A planta é um medicamento natural bastante valioso quando nos referimos ao tratamento do sistema digestivo.Isso porque estimula as secreções digestivas do fígado.
Além disso,a planta é usada tradicionalmente na medicina popular chinesa para conter o fluxo menstrual excessivo nas mulheres.
Pode ser usada ainda para o tratamento de feridas,ajudando interna e externamente na coagulação sanguínea.
Pode ser usada para lavagem de contusões,deslocamentos, doenças oculares e urticárias,e como gargarejo ajuda a tratar dores de garganta.
Pode ser usada como supositório para tratamento de diarreia e hemorroidas.
Seu uso se aplica ainda para o tratamento de abcessos, amigdalite,angina,bronquite,cálculo renal,catarro,cistite, cólicas,laringite,diarreia,inflamações na pele,feridas, inflamações da garganta ou da pele.
Suas propriedades envolvem sua ação como vulneraria, tônica,vermífuga,relaxante,resolutiva,hipoglicêmica, hipertensora,hemostática local,emenagoga,diurética, depurativa,colerética,colagoga,cicatrizante,calmante, ansiolítica,antivirótica,antimicrobiana,anti-inflamatória, antidiarreica,analgésica e adstringente.
Como usar?
As folhas e flores devem ser usadas no preparo de infusões, decocções ou cataplasma.Para a infusão,você vai precisar de:
– 2 colheres de sopa das folhas da planta
– 1 litro de água
Em um recipiente,coloque a água e leve ao fogo.
Quando começar a ferver,desligue e coloque as folhas.
Tampe e deixe descansar por 10 minutos.
Em seguida,coe e consuma.
A dose indicada é de três xícaras ao dia.
Contraindicações e efeitos colaterais
A planta é contraindicada para mulheres gestantes ou em fase de lactação,ou ainda para pacientes que estejam gripados.As doses acima do recomendado podem diminuir o ritmo das batidas do coração.
Lembre-se:
Sempre antes de usar qualquer medicamento,mesmo que natural,procure orientação médica.
Comentários
Enviar um comentário