Gravidez psicológica: o que é, sintomas e como lidar


A gravidez psicológica,também chamada de pseudociese,é um problema emocional que acontece quando os sintomas de gravidez estão presentes,mas não existe feto se desenvolvendo no útero da mulher,o que pode ser confirmado nos testes de gravidez e no ultrassom.
Este problema afeta principalmente mulheres que desejam muito engravidar ou aquelas que têm um grande receio de engravidar,como acontece durante a adolescência,por exemplo.
O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação,mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.

Sintomas de gravidez,mas ausência de feto.

Principais sintomas

Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gravidez normal,apesar de não haver bebê sendo formado,tais como:

Enjoos;
Sonolência;
Desejos alimentares;
Ausência ou atraso da menstruação;
Crescimento da barriga e das mamas;
Sensação de sentir o feto se mexer;
Produção de leite materno.

Ainda não se conhece ao certo porque estes sintomas aparecem nos casos de gravidez psicológica,no entanto,é possível que os estímulos psicológicos gerem um aumento na produção de alguns hormônios da gravidez,o que resulta em sintomas iguais aos de uma gravidez verdadeira.

Como confirmar se é gravidez psicológica

Se a mulher tiver uma gravidez psicológica,os testes de gravidez,tanto o de urina como o de sangue Beta HCG,vão dar sempre resultado negativo,o que também pode ser confirmado pelo ultrassom,que irá mostrar que não existe feto se desenvolvendo no útero na mulher.
Ainda assim,é sempre importante que a mulher seja avaliada por um ginecologista e um psicólogo,para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

Saiba os melhores dias para fazer o teste de gravidez.

Principais causas da gravidez psicológica

Ainda não são conhecidas as causas específicas para a gravidez psicológica,no entanto parece estar relacionada com os seguintes fatores:

Desejo intenso de engravidar e dificuldade para engravidar;
Medo de engravidar;
Depressão e baixa auto-estima.

Além disso,em alguns casos,a existência de problemas conjugais também parece estar relacionada com o desenvolvimento de uma gravidez psicológica,já que a mulher pode acreditar que essa é a única solução para salvar o casamento.

Como lidar com a gravidez psicológica

As principais estrategias para lidar com a gravidez psicológica incluem:

1. Terapia com o psicólogo

Em alguns casos os resultados negativos dos exames de gravidez não são suficientes para convencer a mulher que ela não está gravida,sendo necessário iniciar sessões de terapia com um psicólogo.
Nestas sessões de terapia,o psicólogo além descobrir a razão por traz da gravidez psicológica,vai ajudar a mulher a lidar melhor com a situação, ajudando-a a vencer o problema. 

Em alguns casos,a mulher pode mesmo ficar profundamente desgostosa,triste e desiludida com a ausência de gravidez,o que pode levar à tristeza constante e depressão,e nestes casos é necessário acompanhamento com um psiquiatra.

2. Controlar a ansiedade e desejo de engravidar

A ansiedade é uma das razões que leva muitas vezes ao surgimento de uma gravidez psicológica e na maioria dos casos ela é causada pelo desejo intenso em engravidar ou pela própria pressão causada pela família ou pela sociedade.

Assim,o importante é mesmo manter a ansiedade sob controle usando se possível remédios naturais como o chá de maracujá,valeriana,alecrim, camomila ou erva-dos-gatos,as quais são plantas medicinais com propriedades calmantes e relaxantes.

Além disso,nos casos mais graves pode mesmo ser necessário fazer tratamento médico com um psiquiatra, onde podem ser prescritos remédios para controlar a ansiedade como Diazepam,Alprazolam ou Lorazepam por exemplo.
Saiba que remédios caseiros e de farmácia podem tratar a ansiedade em Remédios para Ansiedade.

3. Tratar a infertilidade e a menopausa precoce

Mulheres que sofrem de infertilidade ou que entram na menopausa precocemente podem ter gravidez psicológica caso queiram engravidam e sintam que o seu tempo está terminando.
Nestes caso a melhor solução é mesmo consultar logo o ginecologista quando acha que não está conseguindo engravidar,para que possa ser recomendado o melhor tratamento.

Numa grande parte dos casos de infertilidade ou de menopausa precoce o tratamento envolve a reposição de hormônios com terapia hormonal.

4. Resolver os problemas conjugais

Algumas vezes,a presença de problemas conjugais ou a história de relacionamentos que acabaram em abandono ou separação leva a medos constantes e inseguranças,que podem acabar provocando uma gravidez psicológica.

Nestas situações,é muito importante resolver todos os problemas conjugais e tentar não ver o passado como exemplo.
Além disso,a gravidez nunca deve ser vista como uma forma de segurar um relacionamento,pois esse tipo de pensamento vai trazer ansiedade, insegurança e baixa autoestima. 

Além disso,nos casos mais graves pode ser necessário fazer exames para saber se existem problemas hormonais, podendo ser necessário iniciar terapia com hormônios que deve ser indicada e acompanhada pelo ginecologista.

Comentários

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!
FRETE GRÁTIS!