A afta vaginal na maior parte dos casos é um dos sintomas de infecção sexualmente transmissível (IST’s),que é transmitida por meio do contato sexual sem preservativo com alguém infectado.
Essas doenças são causadas por microrganismos,como bactérias e vírus,que podem causar lesões que se parecem com uma afta,como no caso da sífilis,herpes genital ou cancro mole.
Todas as IST's tem tratamento gratuito pelo SUS e em algumas delas se o tratamento for feito de acordo com a orientação médica,é possível se chegar a cura.
Desta forma,na presença de qualquer sinal ou sintoma de IST´s recomenda-se procurar um serviço de saúde para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.
As aftas genitais podem ser sinais das seguintes IST's:
1. Donovanose
A donovanose é uma IST provocada por uma bactéria que é transmitida pela relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada e que após 3 dias pode levar a um inchaço na região genital e quando não tratado se transforma em uma ferida com a aparência de afta que sangra fácil,mas que não dói.
Como tratar:O tratamento da donovanose é feito em três semanas com os antibióticos,como ceftriaxona, aminoglicosídeos,fluoroquinolonas ou cloranfenicol,que se utilizados de acordo com a orientação médica pode levar a cura.
Durante o tratamento recomenda-se evitar contato sexual até que os sinais tenham desaparecido.
2. Sífilis
A sífilis é uma IST,causada pela bactéria Treponema pallidum,e que cerca de 21 a 90 dias após o contagio,forma uma afta na região exterior (vulva) ou no interior da vagina, com bordas elevadas e endurecidas,de tamanho pequeno ou médio e cor avermelhada,que quando infeccionada pode ter aspecto úmido que lembra uma afta que estourou,não dói e costuma desaparecer após alguns dias.
Como tratar:O tratamento da sífilis é feito com injeções de um antibiótico chamado penicilina,cuja dose e duração deve ser recomendado pelo médico de acordo com o resultado dos exames.
Com o tratamento adequado e seguindo as recomendações médicas,é possível se curar da sífilis.
3. Herpes genital
A Herpes genital é uma IST causada pelo vírus do herpes simples (HSV),e provoca nas mucosas lesões que se parecem com aftas.
O aspecto desta afta genital pode se parecer muito com as que são comuns nos lábios,porém devido a região intima estar constantemente coberta,a umidade pode levar essas aftas a estourarem,liberando pus e sangue.
A afta pode aparecer de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus,que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões ou quando já estão cicatrizadas.
Como tratar:Apesar de não ter cura,o tratamento da herpes é feito com remédios como aciclovir,valaciclovir ou fanciclovir,e tem em média a duração de 7 dias,que ajudaram a fechar as feridas e controlar o aparecimento de outras.
4. Clamídia
A clamídia é uma infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e tem a transmissão pelo sexo desprotegido com uma pessoa infectada.
A afta vaginal pela clamídia é na verdade um inchaço que não foi tratado e se rompeu,saindo pus e sangue.
Em alguns casos pode parecer sintomas como dores das articulações,febre e mal-estar.
Como tratar:O tratamento da clamídia é feito com antibióticos,que podem ser tomados em dose única ou dividido em 7 dias de tratamento como o azitromicina ou doxiciclina,que são receitados pelo médico conforme cada caso.
Com o tratamento adequado é possível acabar completamente a bactéria no corpo,e isso leva a cura.
5. Cancro mole
A afta causada pela bactéria Haemophilus ducreyi,também conhecida por cancro mole,é transmitida pela relação sexual com uma pessoa infectada sem o uso do preservativo masculino ou feminino.
A ferida do cancro mole pode aparecer de 3 a 10 dias após a infecção,sua ferida pode ser dolorosa,de tamanho pequeno com presença de pus,e em alguns casos pode aparecer caroços ou ínguas na região da virilha.
Como tratar:O tratamento é feito com antibióticos,como a azitromicina,ceftriaxona,eritromicina ou ciprofloxacino,que pode ser dose oral e única ou dividida em sete dias.
Em alguns casos pode ser necessário que o tratamento seja feito por injeção intramuscular,o médico ira prescrever a opção mais adequada a pessoa.
Comentários
Enviar um comentário