Cuidados e recuperação depois da Curetagem

A curetagem é um procedimento que pode ser realizado como diagnóstico de alterações uterinas,ou como forma de tratamento para remoção de restos uterinos ou placentários, em caso de aborto,por exemplo.
Assim,as principais diferenças são:

  • Curetagem uterina:refere-se ao tratamento com raspagem completa do útero,sendo realizado no hospital, podendo haver internamento hospitalar;
  • Curetagem endocervical:refere-se ao exame de diagnóstico que retira apenas uma pequena amostra do tecido uterino,feito no consultório sem anestesia. 

O exame de curetagem endocervical é uma técnica relativamente simples,que pode ser feita no consultório do ginecologista,que normalmente,dura entre 15-30 minutos.
Porém,o tratamento de curetagem uterina deve ser feito no hospital,necessitando de mais cuidados a seguir.
Nesse caso a mulher deve regressar a casa acompanhada,pois a sonolência pode afetar a capacidade para tomar decisões ou dirigir.

Quanto tempo dura a recuperação

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias,devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações,que são raras,mas podem surgir sangramentos,infecções uterinas,perfuração do útero,bexiga ou alça intestinal. 
Além disso,também pode levar à formação de uma espécie de cicatriz que leva à adesão das paredes do útero,alterando o ciclo menstrual e diminuindo a fertilidade.
Durante este período,é comum que a mulher sinta algum desconforto,especialmente algumas cãibras fortes que surgem pela contração intensa do útero após o procedimento.
Para alívio desse desconforto o médico pode receitar a toma de analgésicos,mas usar uma bolsa de água quente sobre a região pélvica também pode trazer alívio do desconforto.
Já a recuperação da curetagem endocervical (exame) é mais simples,e a mulher deve ficar de repouso no próprio dia,e usar absorvente íntimo,beber mais água que o habitual e descansar.
O médico pode recomendar analgésico como Paracetamol ou Dipirona para alívio da dor e desconforto,e usar bolsa de água quente sobre a região abdominal pode ajudar no alívio da dor. 

Cuidados depois da curetagem

Em todo caso na semana da curetagem não é recomendado fazer esforços e por isso a mulher não deve ir trabalhar.
O ideal é ficar deitada,descansando enquanto lê um livro ou dorme.
Após 3 dias de alta a mulher pode retomar suas atividades, mas sem ir à academia.
Quando o sangramento e as cólicas diminuírem,pode-se voltar as atividades normais,inclusive à atividade física.

Depois,devem-se ter outros cuidados como: 

  • Não usar absorvente interno no primeiro mês após a curetagem;
  • Não usar o chuva vaginal para fazer lavagem da vagina;
  • Não ter relações sexuais por,pelo menos,2 semanas.

Como fica a menstruação após a curetagem uterina 

A primeira menstruação após o tratamento com curetagem uterina é mais dolorosa e pode conter pequenos vestígios e coágulos,e por isso,algumas mulheres podem achar que estão tendo um novo aborto,mas na verdade,estes são restos do tecido que revestia o útero ainda do mês anterior.

Quando engravidar depois da curetagem

No caso da curetagem ser feita após um aborto,a mulher deve ficar em resguardo,durante pelo menos 2 semanas a 1 mês e evitar gravidez nos 3 meses seguintes.
Caso a curetagem tenha sido realizada como exame de diagnóstico,a mulher pode engravidar ao fim do 1º mês. 

Sinais de alerta para ir ao médico 

Deve-se ir ao médico ou pronto-socorro se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • Sangramento,que é preciso trocar o absorvente a cada hora;
  • Febre;
  • Cólicas abdominais fortes; 
  • Dor que piora ao invés de melhorar;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro.

Após a curetagem o útero deve levar alguns dias até se recuperar completamente e por isso a próxima menstruação poderá vir um pouco mais tarde que o habitual. 

Comentários

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!

Conheça Inibium caps a forma mais rápida e saudável de emagrecer!
FRETE GRÁTIS!