De nome científico Tabebuia serratifolia,as aplicações dessa árvore como planta medicinal são diversas,e ela pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.
Muito usada pela naturopatia em Portugal,seu uso tem sido disseminado em todos os países da América do Sul e Central, onde é conhecida como lapacho.
Conheça abaixo seus benefícios,propriedades,formas de consumo e contraindicações.
Benefícios e propriedades da planta
Entre seus benefícios estão a função de auxiliar no tratamento da leucemia,anemia,diversos tipos de câncer, infecções por HIV,amigdalite,infecção urinária,bronquite, candidíase,infecção na próstata,mioma,quisto nos ovários e cicatrização de feridas,tanto internas como externas.Seus benefícios são possíveis devido às propriedades que incluem ação como antitumoral,anti-inflamatório, imunoestimulante,diurético,antiviral,antioxidante e antibiótico.
Entre seus princípios ativos encontramos derivados naftoquinónicos como lapachol,que possui propriedades antitumorais e estimulante na morte de células cancerígenas, anti-inflamatórias,imunoestimulantes,diurética diuréticas e antivirais,além da quinona,responsável por estimular o fígado na produção de protrombina,auxiliando na coagulação sanguínea.
Além disso,possui ainda flavonoides,que possui ação antioxidante,anti-inflamatória e antialérgica.
A planta possui ação antibiótica,e por isso é eficaz no tratamento e prevenção de gripes,amigdalites,infecções urinárias e bronquites.
É muito utilizada em pacientes que estão fazendo quimioterapia,pois ajuda a reduzir os efeitos secundários dessa técnica,além de também cumprir papel de estimulante do sistema imunológico.
Sua ação regeneradora dos tecidos,é muito usada ainda no tratamento e cicatrização de feridas externas ou internas.
Como consumir?
Para tratamento da anemia,faça uma tisana com a proporção de meio litro de água para duas colheres de sopa da planta.Coe em seguida,e coloque no liquidificador.
Adicione uma beterraba,um cacho de uvas vermelhas,e suco de um limão com as sementes.
Bata todos os ingredientes,e em seguida beba um copo,três vezes ao dia,sempre antes das refeições.
Na forma de comprimidos,xaropes e tintura,siga sempre as instruções de seu médico.
É essencial que antes de consumir medicamentos,sejam naturais ou industrializados,você procure o seu médico,pois de uma forma geral,eles possuem reações negativas,efeitos colaterais e interações medicamentosas.
Contraindicações e efeitos colaterais
A planta é contraindicada para pacientes gestantes ou em fase de amamentação.Entre seus efeitos colaterais,encontram-se urticária,tontura, náuseas,vômitos e diarreia.
Comentários
Enviar um comentário