A tenossinovite de Quervain corresponde à inflamação dos tendões que estão localizados na base do dedo polegar,que provoca dor e inchaço da região,que pode piorar ao realizar movimentos com o dedo.
A causa dessa inflamação ainda não é muito bem esclarecida, no entanto os sintomas costumam piorar quando há a realização de movimentos repetitivos como digitar,por exemplo.
O tratamento deve ser indicado por um ortopedista de acordo com os sintomas apresentados,mas muitas vezes é indicada a imobilização do polegar e o uso de anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.
Nos casos em que os sintomas não passam mesmo com a realização do tratamento ou quando os sintomas são tão intensos que interferem na realização das atividades do dia a dia,pode ser indicada a realização de cirurgia.
Principais sintomas
Os principais sintomas da tenossinovite de Quervain incluem:
- Dor no polegar,principalmente quando há movimentação do dedo;
- Dor quando se movimenta lateralmente o punho com o dedo dobrado;
- Dor ao tocar na região ao redor do polegar;
- Enrijecimento do local;
- Inchaço local,percebido principalmente pela manhã;
- Dificuldade para segurar algum objeto;
- Dor e desconforto ao realizar movimentos comuns do dia a dia,como abrir uma lata,abotoar ou abrir a porta.
Apesar da causa da tenossinovite de Quervain ainda não estar muito bem esclarecida,acredita-se que a realização de movimentos repetitivos pode favorecer a inflamação,além de também poder estar associada a doenças crônicas e sistêmicas como diabetes,gota e artrite reumatoide,por exemplo.
Além disso,algumas pessoas têm maior probabilidade de desenvolver a tenossinovite de Quervain como é o caso de mulheres no período pré-menopausa,gestantes ou pessoas que tenham tido uma fratura no punho em algum momento da vida.
Como é feito o tratamento
O tratamento da tenossinovite de Quervain deve ser feito de acordo com a orientação do ortopedista,sendo na maioria dos casos indicada a imobilização do dedo polegar e do punho para evitar a movimentação e o agravamento da inflamação.
Além disso,nesses casos pode também ser indicado o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios para ajudar a aliviar os sintomas.
Em alguns casos pode ser também indicada a realização de infiltrado de corticoides para acelerar a recuperação.
Quando o tratamento com remédios não é suficiente ou quando os sintomas limitam as atividades do dia a dia,o médico pode indicar a realização de cirurgia para tratar a inflamação e promover melhora e alívios dos sintomas.
É comum também que,após a cirurgia,seja indicada a realização de sessões de fisioterapia para acelerar o processo de recuperação.
Comentários
Enviar um comentário