Os medicamentos para tratar os miomas uterinos têm como alvo os hormônios que regulam o ciclo menstrual,que tratam sintomas como o sangramento menstrual intenso e a pressão e dor pélvica,e embora não eliminem os miomas por completo, podem diminuir o seu tamanho.
Além disso,também são usados remédios para reduzir o sangramento,outros que ajudam a aliviar a dor e o desconforto e também suplementos que previnem o desenvolvimento de anemia,porém nenhum destes medicamentos atua na redução do tamanho dos miomas.
Os miomas uterinos são tumores benignos que se formam no tecido muscular do útero.
Sua localização no útero pode variar,assim como o seu tamanho,que pode ser de microscópico até tão grande como um melão.
Os miomas são muito comuns e embora alguns sejam assintomáticos,outros podem causar cólicas,sangramentos ou dificuldade para engravidar.
Os remédios mais usados para o tratamento dos miomas são:
1. Agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas
Estes medicamentos tratam os miomas através da inibição da produção de estrogênio e progesterona,o que faz com que não ocorra menstruação,o tamanho dos miomas diminua e em pessoas que também sofrem de anemia,melhorem este problema.
No entanto não devem ser usados durante muito tempo porque podem tornar os ossos mais frágeis.
Os agonistas do hormônio liberador de gonadotrofinas podem ainda ser prescritos para diminuir o tamanho dos miomas antes de realizar uma cirurgia para a sua remoção.
2. Dispositivo intrauterino liberador de progestagênios
O dispositivo intrauterino liberador de progestagênios pode aliviar o sangramento intenso causado pelos miomas,no entanto,estes dispositivos apenas aliviam os sintomas,mas não eliminam nem reduzem o tamanho dos miomas.
Além disso,também têm a vantagem de prevenir a gravidez, podendo ser usado como anticoncepcional.
3. Ácido tranexâmico
Este remédio serve apenas para reduzir a quantidade de sangramento causado pelos miomas e só deve ser usado apenas nos dias de sangramento intenso.
4. Anticoncepcionais
O médico também pode aconselhar a toma de um anticoncepcional,que embora não trate o mioma nem reduza o seu tamanho,pode ajudar a controlar o sangramento.
5. Anti-inflamatórios não esteróides
Os anti-inflamatórios não esteróides,como ibuprofeno ou diclofenaco,por exemplo,podem ser eficazes no alívio da dor causada pelos miomas,no entanto,estes remédios não têm a capacidade de reduzir o sangramento.
6. Suplementos vitamínicos
Devido ao excesso de sangramento que geralmente é causado pela presença de miomas,é muito frequente que pessoas com esta condição sofram também de anemia.
Assim,o médico pode recomendar a toma de suplementos que tenham na sua composição ferro e vitamina B12.
Comentários
Enviar um comentário