Anisocitose é o termo usado para indicar a diferença de tamanho entre as hemácias,também chamadas de células vermelhas ou glóbulos vermelhos,podendo ser observadas circulando hemácias maiores e outras menores ou de tamanho normal.
Essa situação é identificada através do hemograma,por meio da avaliação do parâmetro RDW,além de também poder ser verificada por meio da observação das células sanguíneas no microscópio.
É importante que o resultado do RDW seja avaliado pelo médico que solicitou a realização do exame levando em consideração o resultado dos outros parâmetros presentes no hemograma,pois assim é possível identificar a causa da variação do tamanho das hemácias.
Como identificar
A anisocitose é identificada através da realização do hemograma e da observação das células sanguíneas no microscópio.
No caso de anisocitose,ao avaliar as características das células,pode ser identificada a presença de hemácias maiores e menores.
Além da observação no microscópio,a anisocitose é também identificada por meio da avaliação do índice RDW,que é indicado no hemograma.
Através desse índice é possível saber se há diferença entre o tamanho das hemácias.
É considerada anisocitose quando o RDW é superior a 14%.
O que significa anisocitose discreta?
Anisocitose discreta é um termo que pode estar presente no hemograma quando o valor do RDW está ligeiramente acima do valor de referência e não são notadas outras alterações do hemograma.
No entanto,é importante que o resultado seja avaliado pelo médico que indicou a realização do exame.
O que significa o resultado
O resultado do RDW acima de 14% é indicativo de anisocitose, ou seja,indica ao médico que existe diferença no tamanho das hemácias circulantes no sangue.
As principais situações em que pode haver anisocitose são:
- Anemia;
- Deficiências nutricionais;
- Talassemia;
- Quimioterapia;
- Tratamento com antivirais;
- Alterações no fígado.
Assim,é importante que o médico avalie o resultado do RDW juntamente com os outros parâmetros do hemograma,como concentração de hemoglobina,VCM e HCM,para investigar a causa a anisocitose e serem avaliadas as características das hemácias e,assim,ser iniciado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.
Comentários
Enviar um comentário