Características da grumixama
O nome da planta tem origem do vocabulário tupi-guarani e advém da palavra “guamichã”,a qual significa “o que pega na língua”.
Isso porque,as frutas negras,vermelhas ou amarelas,variações da espécie,são doces e costumam ser muito palatáveis,tendo um sabor único que lembra o de jabuticaba e ao mesmo tempo o da pitanga.
Também chamada de grumixaba,grumixameira, grumichameira ou ibaporoiti,a árvore pertence a família da Myrtaceae e tem como nome científico Eugenia brasiliensis Lam.
Podendo chegar até 15 metros de altura,possui folhas verdes que se mesclam com o branco de suas flores,oferecendo um aspecto ornamental a planta.
No entanto,o destaque vai para seus princípios ativos que conferem a esta erva efeitos benéficos à saúde.
Propriedades e benefícios da planta
- Adstringente;
- Antioxidante;
- Aromática;
- Diurética;
- Energizante;
- Revitalizante.
Além disso,por ser adstringente,é capaz de ajudar nas limpezas da pele.
É auxiliar do sistemas digestivo e imunológico,devido ao alto teor de vitamina C,do complexo B e de substâncias conhecidas como flavonoides.
Sendo assim,trata-se de uma planta eficaz no tratamento de problemas respiratórios,como gripes,resfriados e etc.
Orientações finais
Apesar de se tratar de um produto da natureza,é necessário que o paciente busque auxílio médico antes de se automedicar.Isso porque,ingerir remédios,naturais ou não,sem saber qual o real problema e sem o acompanhamento de um profissional de saúde,pode ser tão prejudicial quanto a não realização de um tratamento.
Comentários
Enviar um comentário